Antes de fazer qualquer compra na Internet, sempre dá aquele frio na barriga em entregar nossos dados a um sistema que não sabemos onde está hospedado e quem está por trás de tudo isso, certo? Mas existem formas de diminuir essa apreensão e deixar você com muito mais tranquilidade para comprar.

Existe um grande número de lojas virtuais e Clubes de Compras Online à sua espera com ofertas pra lá de tentadoras, mas é preciso analisar com cuidado para não cair numa emboscada. É grande o número de pessoas que são lesadas por sites mal intencionados mas, ao mesmo tempo, também é grande o número de sites que são fraudados por compradores maliciosos. Vem daí o grande número de exigências de muitos sites e junto a estas vem o medo dos internautas em cadastrar-se em sites que, de cara pedem RG ou CPF. Para não cair na cilada e ter o melhor da Internet ao seu favor é necessário que você se preocupe com algo muito importante em toda a rede: a reputação do site.

Para não cair em cilada busque a reputação do site!

A reputação de um site é algo que pode aumentar seu número de clientes ou zerá-lo conforme a relação entre os elogios e as reclamações. Sites como o ReclameAqui.com.br, Confiometro.com.br, eBit.com.br, os comentários no site BuscaPe.com.br e a simples busca no Google por “nome do site +reclamação são ótimas ferramentas quando o assunto é reputação, pois neles você pode encontrar posts e informações relacionados a diversas lojas virtuais e outros tipos de serviços da Web. Isto serve tanto para sites que você já conhece quanto para os que você ainda não conhece, além de ser uma maneira de você mesmo postar e ajudar outros compradores em busca de informação.

Outra maneira de verificar a procedência dos sites de compra é perguntando a amigos, familiares e conhecidos a respeito deste ou daquele site. Essas pessoas podem fornecer informações valiosas e totalmente confiáveis na hora de você definir onde comprar.

O ReclameAqui! é considerado um Procon online e resolve mais problemas que o SAC das empresas, se tiver problemas com alguma empresa não deixe de recorrer a este site.

Além disso, é importante verificar a existência de canais diretos de contato com o site que não sejam apenas um vago endereço de email. Você deve buscar telefones, chats, e perfis em rede sociais como Facebook e/ou Orkut e, principalmente no Twitter. Este último, tem se tornado um grande canal de comunicação direta entre cliente e loja.

Mas se você ainda não se sentir confiante, busque informações no próprio site sobre sua segurança, termos de privacidade e maneira de lidar com seus dados. Verifique também os selos de autenticidade e ambiente seguro que são exibidos em grandes sites como Americanas.com e Submarino.com.br. Nos sites confiáveis estas informações estão sempre visíveis e fáceis de localizar.

Os selos de autenticidade normalmente aparecem no rodapé dos sites e são “clicáveis”, entre neles e veja quando foi emitido o certificado e se está válido. Também não se esqueça de verificar o ícone de um pequeno cadeado quando estiver colocando os seus dados, este mostra que o site é seguro.

Depois de se cadastrar, busque dentro do próprio site a opinião dos clientes e as condições de pagamento. Os bons sites geralmente apresentam como opção principal o pagamento por meio de cartão de crédito. Existem ainda aqueles sites que operam por meio de serviços de pagamento como o Pag Seguro (do grupo Uol) e o Paypal (pertencente ao site eBay), que são formas seguras de pagamento e proteção de dados. Apure também os prazos de envio e veja se estão de acordo com sua expectativa, adquira o hábito de verificar seu email para receber a confirmação de todas as fases de seu pedido e também esteja atento a garantias e políticas de devolução.

Essas dicas são apenas algumas maneiras de você evitar sites maliciosos, mas, assim como você encontra lojas virtuais nos sites de busca, procure neles também as referências necessárias para uma compra mais segura e, sempre que encontrar uma irregularidade, divulgue e não deixe de procurar os órgãos competentes, caso sinta-se lesado.

Boas compras!

Anúncios